[Método 5S – Parte I] Apresentação e Primeiro Senso

Pra mim, se organizar é trazer para si um pensamento mais claro e uma vida mais simples. E pensando nisso, hoje quero falar com vocês sobre o “5S”, um método de organização para facilitar na hora de gerenciar um ambiente.

Esse método não se baseia apenas na organização, mas também em outros quatro sensos para que o ambiente funcione bem como um todo. Ele pensa também na limpeza, na redução de inutilidades, na segurança e na autodisciplina.

Por ser tão completo, vou explicar cada um desses sensos, de maneira separada em posts, mas é importante ter em mente que eles são todos interligados, e por isso, um depende do outro e um complementa o outro.

Para começar, gostaria de falar sobre o primeiro senso, o Senso de Utilidade.

Quando vamos iniciar a aplicação do método em um ambiente, é necessário selecionar, de maneira minuciosa, tudo o que há no ambiente, deixando apenas o que é funcional e pertence ao real objetivo do local.

Segundo o “Portal da Educação”, pode-se entender esse senso como “a aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.

Para exemplificar, vou trazer a situação envolvendo o armário. Quando você quer começar a organizá-lo, deve perceber qual as roupas que te satisfazem e que atendam às suas necessidades. As que você não gostar, qualquer que seja o motivo, deve ser retirada.

DSC_2691.JPG
Na imagem, um exemplo de seleção das peças. No primeiro monte, seriam as que permanecerão, no segundo monte as que serão doadas, e no terceiro monte as que serão repensadas.

Os benefícios da aplicação desse primeiro senso são inúmeros, mas o que eu mais percebi foi a minha facilidade de combinar as peças, de visualizar tudo o que eu tenho e de perceber quais peças eu preciso/gostaria de comprar. Ele facilitou meu cotidiano e me ajudou a me vestir, sob o meu ponto de vista, de forma mais criativa e até mesmo divertida.

Na continuação, conto pra vocês dos demais sensos, e ajude vocês a renovarem seu ambiente.

Prazer, Letícia, numa nova versão.

Deixe um comentário

