7 dicas minhas sobre como ser mais produtivo

Já se tornou quase obrigatório o estudo para o vestibular a fim de entrar na universidade dos seus sonhos (ou passar num concurso). E eu estou nessa saga também, e, além de estar aprendendo os conteúdos para o vestibular, percebi que algumas coisas estão dando certo para eu ter mais concentração e produtividade, e pode ser que ajude você também!

Por isso, trouxe para vocês 7 dicas para quem está estudando e está querendo render mais e aprender mais, baseadas na minha rotina e na minha experiência até agora. ❤

Acredite que é possível e mantenha em mente seus objetivos

Eu acredito que a primeira coisa a ser feita, não é nem em relação aos estudos, mas sim, à mente. Estar consciente dos passos que você precisa dar para alcançar o que você almeja, e acreditar no seu potencial, é algo essencial.

Quando você acredita na sua capacidade de abstrair os conteúdos e passa a dar menos atenção a pensamentos negativos como “Não vou conseguir”, “Isso é muito difícil” ou “É muita coisa”, seu cérebro passa a acreditar nisso e você realmente não consegue.

Defina prazos e metas

Após você estar focado nos estudos, é necessário organizá-lo por inteiro. Você precisa entender o que funciona para você, mas eu dou a dica de manter sempre prazos definidos para metas bem concretas.

Por exemplo, eu estudo com apostilas, e preciso cumprir 8 até antes do vestibular. Então eu coloco numa folha todas  as aulas de uma apostila e coloco o prazo para eu acabar aquela apostila. Assim, eu sempre tenho uma noção maior de quanto eu já estudei e quanto preciso estudar para cumprir todas as apostilas até final de outubro.

Sempre tente relembrar assuntos relacionados

Isso é algo que eu tenho bastante dificuldade, principalmente em história, mas é ótimo para revisar as matérias e sempre manter a ligação entre assuntos. Basicamente, essa dica consiste em você, sempre que cita algum tema que você já tenha estudado, você tenta se lembrar sobre esse tema e seus principais pontos.

Por exemplo, num estudo sobre a história do Brasil, foi citado o assunto “Crise de 29”, que não aconteceu no Brasil mas que está ligado. Então, se você já estudou sobre esse assunto, você tenta relembrar, por exemplo, sobre as causas e as consequências desse evento.

Não exagere

Pelo menos no meu caso, quando eu estudo além do meu limite num dia, no próximo dia eu estou esgotada e meu rendimento cai quase por completo. Por isso, estabeleça uma quantia razoável, mas todos os dias, para que você possa, com o tempo, ir melhorando seu tempo de estudo.

Crie um hábito

Se você não está acostumado a manter um ritmo de estudos bom e “linear”, o ideal é você iniciar de maneira lenta, mas constante. Estudar pouco, mas todos os dias. Isso fará com que, após um mês, seja mais fácil estudar e também vencer a tão famosa preguiça. (Há estudos da neurociência que dizem 21 dias, mas estou aproximando, pelo fato de não ter estudado a fundo sobre esse assunto.)

Na hora dos estudos, divida a teoria em partes melhores

Principalmente nas matérias teóricas, eu tenho uma grande dificuldade em ler toda a teoria e depois fazer todo o resumo. Eu acabo me distraindo ou cansando muito fácil, devido à monotonia. Por isso, eu passei a dividir a teoria em partes menores, e, após ler e encontrar as palavras chaves, eu faço o resumo. Isso anda me ajudando bastante e pode ser que dê certo para você também.

Faça um cartaz com as fórmulas mais importantes

Já nas matérias que envolvem fórmulas, uma coisa que estou fazendo para facilitar a memorização e para tirar dúvidas mais rapidamente é um “Quadro de Fórmulas”, onde eu anoto as fórmulas, teoremas e leis que são mais importantes. Agora estou bem no começo ainda, mas mais pra frente eu mostro para vocês como está ficando. Além disso, acho legal colocar tudo à vista, ainda mais para quem é uma pessoa mais visual.


“Resultados são mais importantes que horas”

Emma Thompson


Um beijo,

Letícia ❀

Deixe um comentário

