Organização Pessoal: Aprendendo mais a me organizar

Eu sempre amei mexer com organização e pesquisar sobre, mas tenho uma grande dificuldade em fazer algum tipo de organização dar certo para mim, principalmente na rotina em relação aos estudos.


As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.

Aristóteles


Eu tenho a tendência em sempre diminuir a quantidade de tempo que eu usaria para realizar determinada leitura, exercício ou resumo, e acabo ficando frustrada por quase nunca realizar tudo o que eu programei para aquele dia.

Por isso, eu estou buscando outras formas de me organizar, e descobri que eu funciono bem quando eu PRECISO cumprir determinada lista de tarefas, o mais específica possível. Porém, determinando uma quantia de tempo maior que a esperada para realizar determinada tarefa.

Uma forma que descobri que consigo pensar melhor e visualizar melhor o que eu preciso fazer, é colocando tudo de forma clara, apenas com o essencial, e, em uma folha grande, por exemplo a A3, expor tudo o que precisa de um longo processo para ser feito, como os estudos, no meu caso.

DSC_2023.JPG
Parte do meu esquema de estudo

No caso dos estudos, estabeleci uma previsão do término dos estudos, coloquei todas as aulas de todas as matérias que eu preciso estudar até a previsão, e coloquei o que eu tinha que fazer em cada aula, por exemplo: leitura rápida; resumo; exercícios. E quando eu concluir determinada etapa, eu assinalo que aquilo já foi feito.

Outra coisa que me ajuda, é dividir uma tarefa grande em várias menores, como: estudar determinada matéria foi dividida em: fazer a leitura dinâmica de determinada matéria em determinado dia. Isso me ajuda pois eu consigo ir eliminando tarefas do meu dia, já que estou descrevendo todo o processo, e não apenas os resultados. Assim, tenho a sensação de que estou produzindo mais, dando mais ânimo.


 

O segredo de progredir é começar.
O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.

Mark Twain


E por fim, como já expliquei nesse post, eu organizo as coisas mais básicas do dia a dia, que não seja um projeto ou um estudo mais aprofundado de algum assunto, usando um caderninho e uma agenda. No caderninho eu, basicamente, escrevo TUDO o que eu preciso fazer, não importando o dia, para assim não deixar algo para trás porque não tinha onde anotar por não ter data específica, e na agenda, eu anoto todo o que eu PRECISO fazer no dia. Organizando na ordem de como eu irei realizar tudo.

E esse está sendo o meu processo de me organizar. Tenho muito o que aprender ainda mas espero que 2016 seja um ano em que eu consiga produzir mais, mesmo com um tempo igual ao do ano passado, porque sim, nós podemos melhorar nossa produtividade cada vez mais, e um meio para fazer isso, é a organização!

E vocês, qual o modo que estão se organizando nesse ano? Compartilhe conosco!!

Deixe um comentário

