Decorando seu cantinho se você tem… | Um ateliê!

Quem tem um ateliê de costura sabe que organizar todos os tecidos, botões, aviamentos, moldes… É um trabalho bem árduo e que pode muitas vezes não ser tão eficiente quanto imaginávamos no começo da organização. Então, no post de hoje vou iniciar uma série para ajudar quem tem dificuldades em organizar seu cantinho e para que você consiga deixá-lo do jeito que sempre sonhou…

010

Para começar, gostaria de dizer que o minimalismo pode ser um grande desafio para quem tem um atelie, mas se voce conseguir organizar tudo de uma maneira que somente o que é necessário fique a vista, vai ter um resultado mais limpo e organizado, na minha opinião.

Começando com as linhas, você pode incorporar as cores que mais usa na decoração, colocando um suporte feito com mdf, por exemplo. O restante, para não carregar muito o ambiente, pode ser colocado em prateleiras, organizados por cor e por tipo. Colocá-los em suportes como em bandejas mais compridas e estreitas pode ser uma alternativa para que estejam sempre à mão e fáceis de pegar mesmo que estejam mais no alto.

(Editada) Fonte| Pinterest.com
(Editada) Fonte| Pinterest.com

Já em relação aos tecidos, você pode organizá-los segundo a cor e o tipo, assim como as linhas, mas em espécies de arquivos com os tecidos todos pendurados no suporte onde separaria os arquivos se esse móvel tivesse sido usado para sua função original. Assim:

 Fonte| Pinterest.com
Fonte| Pinterest.com
(Editada) Fonte| Pinterest.com
(Editada) Fonte| Pinterest.com

Ou ainda, se há muitos tecidos e é difícil de deixar apenas uma parte, dedique uma grande prateleira que comporte ele, com prateleiras a cada 30 centímetros, mais ou menos, para que caibam todos, mas que seja fácil retirar um sem ter uma quantidade grande em cima dele e assim deixe mais prático o seu manuseio.

Aqui, um esboço de como pode ficar sua prateleira para tecidos
Aqui, um esboço de como pode ficar sua prateleira para tecidos

Já para organizar as máquinas, lembrando de seu espaço recomendado de 75 centímetros para que seja possível costurar com comodidade e sem problemas – dado obtido pela apostila de Jorge Boueri, Espaço de Atividades –  elas podem estar distribuídas uma atrás da outra, para que seja aproveitado o máximo de espaço.

Print Apostila de Espaço de Atividades, Jorge Boueri
Print Apostila de Espaço de Atividades, Jorge Boueri

Quanto à mesa de trabalho, ela deve ser do tamanho suficiente para fazer moldes, cortar tecidos e trabalhar, mas que não seja além do suficiente para que não roube espaço necessário para os móveis e as máquinas.

Fonte | Pinterest.com
(Editado) Fonte | Pinterest.com

Então essas foram as minhas sugestões para quem está montando o seu espaço de costura, o seu ateliê! Espero que tenham gostado e se inspirado para organizar seu ambiente de trabalho!

Qualquer dúvida, complemento ou sugestão relacionados a esse post, deixem um comentário logo abaixo que vou amar responder vocês!

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura Png

Decorando seu cantinho se você tem… | Um ateliê!

4 comentários sobre “Decorando seu cantinho se você tem… | Um ateliê!

Deixe um comentário