O uso do Barroco no Design de Interiores

No post de hoje, trago para vocês inspirações barrocas, baseadas em suas características, deixando o ambiente mais rebuscado, sofisticado e grandioso.

O Barroco possui como características um maior dinamismo, uso de contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo, detalhamento, impressão de movimento e uma tendência ao decorativo. Além do momento de oscilação entre sagrado e profano da época.

Podemos perceber que o Barroco tem, como principais sentimentos trabalhados, a energia, o movimento e a tensão. E isso refletiu nesse estilo, com características como profundidade usando texturas, contraste e uso do teatro. Pode-se usar telas exuberantes, enfeites e madeira esculpida para incorporar o estilo barroco a qualquer espaço.

No design de interiores, há uma série de maneiras de incorporar esse estilo à casa como um todo, usando de detalhes que relembram o estilo.

  • Cores escuras como o vermelho, verde escuro e o negro podem ser usados nas paredes. Utilizar tratamentos de tecido ou decorar as paredes com espelhos paralelos, que se vejam entre si, também podem ser ideias que relembram o estilo.

010

  • Visto que o Barroco tem um detalhamento muito presente e o ouro é muito utilizado, principalmente em Minas Gerais, utilizar móveis dourados e que tenham um grande número de detalhes, pode ser uma boa opção. Os botões de vidro são um grande acessório para isso.

003

  • Usa florais enfeitados de ouro e elegantes velas a base de ouro ou latão, também podem ser alternativas para incrementar a decoração.

001

  • No chão, o segredo é usar materiais de qualidade, mas que remetam a um requinte maior, como o mármore ou madeira fina. Isto fará ressaltar também os espelhos e qualquer enfeite.

011

  • Pelo fato do Barroco ser um estilo muito exuberante, utilizar plantas pode ser uma alternativa para suavizar os demais materiais.

007

  • Sofás e cadeiras esse estilo também pode estar presente. Além disso, a combinação de estofamento vermelho e pés curvilíneos podem retomar ainda mais esse estilo. O vermelho é a cor que retoma sentimentos como a paixão, presente no Barroco.

006 005

002

  • Utilizar abajures de vidro com base de ouro ou latão na iluminação pode ser uma ótima alternativa para retomar esse estilo, principalmente se forem colocados na parede, como ocorria na época.

012

Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado e se inspirado para incorporar esse estilo na sua casa ou num cômodo, usando sua criatividade!

Fontes|

https://arquiteturadobrasil.wordpress.com            https://camilabuenodesign.wordpress.com

https://pt.wikipedia.org     https://www.pinterest.com      http://www.command3m.com.br/

Anotações aulas Evolução das Artes Visuais e Literatura

Qualquer dúvida, complemento ou sugestão relacionados a esse post, deixem um comentário logo abaixo que vou amar responder vocês!

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura

Png

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s