Maquetes | Quais materiais usar

Estou numa fase do curso em que houveram alguns projetos para desenvolvermos no formato de maquetes. Não sou nenhuma expert no assunto, muito longe disso, mas vim trazer algumas dicas de materiais que eu usei e vou usar nas maquetes que irei desenvolver. Espero que ajude a vocês também!

Estruturas | A base do seu projeto

Para a estrutura do projeto, pode-se usar papel paraná, do mais grossinho pois os mais finos há o risco de desabar; isopor revestido do material que preferir como contact, cartolina, pinturas;

001
Fonte | Pinterest
002
Fonte | macellylinwe.blogspot.com
003
Fonte | http://www.brasilemalta.net

Pintura das paredes | Colorindo seu projeto

Para realizar uma pintura satisfatoriamente no seu projeto, seja qual for o material usado, acredito que seja uma boa ideia usar uma cartolina para eliminar imperfeições. Ainda impede que as cores saiam do esperado pelo fato do material para as estruturas sejam de outra cor sem ser branco.

Pode-se pintar as paredes com uma tinta adequada, pode-se colar papel da cor que preferir, ou contact, usar canetinhas hidrocor. Se for uma parede com madeira, pode-se revestí-la de palitos de sorvete envernizados. Usar papel colorplus também pode ser a solução para diversos revestimentos de parede.

Fonte | www.belasartes.br
Fonte | http://www.belasartes.br
Fonte | www.sociesc.org.br
Fonte | http://www.sociesc.org.br

Pisos | Revestindo superfícies

Pode-se usar papel camurça, contact, folhas de madeira e até palitos de sorvete para criar um piso que imite carpetes, madeira, porcelanato, vinílico, entre outros.

006
Fonte | http://www.spumapaper.com.br
Fonte | www.vinhedo.sp.gov.br
Fonte | http://www.vinhedo.sp.gov.br

Janelas e portas | Fechando sua casa

Ao fazer portas e janelas, você pode criar transparência com acetato, por exemplo e fazer suas portas com folhas de madeira, papel paraná ou ainda palitos de sorvete.

Fonte | www.maquetes.net
Fonte | http://www.maquetes.net
Fonte | ericapagel.com.br
Fonte | ericapagel.com.br

Telhado | Concluindo seu ambiente

Usar papel ondulado ou até mesmo papel paraná podem ser ótimas opções, a depender do tipo de telhado que irá ser feito.

Fonte | www.azumaimai.com.br
Fonte | http://www.azumaimai.com.br

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenha ajudado e inspirado vocês a construir suas maquetes. Ela pode ser muito útil se for querer prever algum novo projeto!

Qualquer dúvida, complemento ou sugestão relacionados a esse post, deixem um comentário logo abaixo que vou amar responder vocês.

Fontes: http://portalarquitetonico.com.br/  &  http://macellylinwe.blogspot.com.br/

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura ❤

Png

Anúncios

10 comentários em “Maquetes | Quais materiais usar

    1. Carol!! Que bom ver você por aqui! Aaaah, muito boa sugestão!! O papel triplex não encontrei aonde moro, mas o papel pinho não sabia que também pode ser usado!!
      Um beijo,
      Letícia, Uma Apaixonada por Arquitetura ❤

      Curtir

    1. Olá, Elton! O valor gasto com a maquete depende bastante dos materiais que você vai querer usar, e também da metragem do imóvel. Seria bom você prever quais materiais você iria usar e cotar os preços, para ter uma noção do total que será gasto.
      Obrigada pelo seu comentário, espero que eu tenha ajudado! 🙂

      Curtir

    1. Olá, Sandra Silva! Muito obrigada pelo seu comentário! Para as paredes o que eu costumo indicar é o papel Paraná, pois foi o material que eu mais usei nas minhas maquetes e sempre consegui um bom resultado! Mas também há a opção de usar papel Pinho e papel Triplex, opções sugeridas pela leitora Caroline Alves, que cursa Arquitetura! Espero ter ajudado! Grande beijo!

      Curtir

  1. Bom dia, estou no primeiro periodo de arquitetura e tenho uma maquete para reproduzir. Glass House de Philip Johnson. Estou com dúvida sobre qual material utilizar para montar a estrutura. As paredes usarei acrilico, mas a duvida é sobre qual material usar para reproduzir as colunas de sustentação, se puder reparar em fotos. Aguardo ansiosamente por dicas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde, Jaini Alves! Fico feliz por entrar em contato!! Bom, com base na minha experiência em sala de aula, acredito que um bom material para dar sustentação é o Papel Paraná, pois ele fica firme e dá para trabalhar bem com ele! Mas, por sugestão da leitora Caroline Alves, nos comentários, também é possível o uso do papel Pinho e do papel Triplex! Acho que seria interessante você comparar os três no momento da compra e ver qual se encaixa mais nas suas necessidades! Espero ter ajudado! Grande beijo!

      Curtir

  2. Olá, eu estou perdida pois a escola da minha filha pediu uma maquete de planta baixa com a divisão dos cômodos e mobília e eu não tenho ideia por onde começar … qual o material para comprar para confeccionar essa maquete

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Berenice! Tudo bem? Eu acredito que para começar essa maquete você poderia fazer a base de um isopor mais espesso, e as paredes de um material como o papel paraná ou tem também a opção de usar papel Pinho e papel Triplex, materiais sugeridas pela leitora Caroline Alves, que cursa Arquitetura! Já a mobília você poderia confeccionar usando materiais de fácil manuseio, como isopor, argila, tecido, espuma… Espero que eu tenha ajudado!
      Um beijo,
      Letícia.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s