Inovações Tecnológicas | Revestimento Camaleão

Quem diria que um simples toque em seu revestimento poderia mudar sua cor totalmente ou ainda que desastres e erros em construções pudessem ser detectadas? E ainda, que isso fosse feito com a simples aplicação de um fino material que com a sua deformação mudasse de cor?

Pois isso está mais próximo do que podemos imaginar. Isso porque um material sintético feito com saliências foi criado com uma tecnologia envolvendo pequenas aberturas em uma camada de silício que é mil vezes mais fina que um fio de cabelo humano. Essa tecnologia consiste em refletir uma cor física. Ou seja, a luz, ao encontrar essas saliências, vai ter diversos ângulos de reflexão, adquirindo, por isso, diversas cores.

010160150325-tecido-camaleao

Ao adicionar saliências ao material, há mudança na cor quando flexionado.  Isso porque a distância entre as microestruturas mudam quando flexionada, alterando a forma como a luz interage com o material. Com isso, há mudança na cor do material como consequência da mudança do seu comprimento de onda.

Em resumo, podemos concluir que esse material, que ainda está em estudo, poderá ser um grande aliado na detecção de problemas relacionados com à movimentação.

Qualquer dúvida, complemento ou sugestão relacionados a esse post, deixem um comentário logo abaixo que vou amar responder vocês.

Fontes: http://www.inovacaotecnologica.com.br/  &  http://www.tecmundo.com.br/

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura ❤

Png

Anúncios

2 comentários em “Inovações Tecnológicas | Revestimento Camaleão

    1. Boa tarde, Walter! Sobre o revestimento camaleão, ele é uma fina película que muda de cor ao ser flexionado. Por isso, seria interessante o seu uso principalmente para a percepção de movimentações na estrutura de uma construção, sob a minha perspectiva, mas ele ainda estava em fase de teste quando eu havia pesquisado sobre!
      Caso tenha interesse, os sites onde busquei informações sobre esse tipo de material são o http://www.inovacaotecnologica.com.br/ e o https://www.tecmundo.com.br, lá eles possuem informações principalmente sob o ponto de vista físico, mas espero ter ajudado! Grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s