Matérias do meu curso técnico de design de interiores

Já fiz um post contando quais materiais eu estou usando no meu curso de Design de Interiores, e agora vou contar para vocês quais são as matérias que eu estou tendo!
Para começar, gostaria de dizer que essas matérias são relativas ao primeiro semestre, que é no que eu estou, e estão explicadas segundo a minha perspectiva.

♦ LTPADI | Linguagem técnica e projetiva aplicada ao Design de Interiores

LTPADI é uma disciplina que nos ensina o desenho técnico e diversos conceitos com vistas ortogonais (superior, lateral, frontal… Que são as representações gráficas do modelo feitas num plano, como você vê o objeto quando o olha bem de frente, de lado ou de cima, sem nenhuma tridimensionalidade) e também a perspectiva isométrica (representação que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas). Com isso, podemos treinar nosso olhar para trabalhar com um projeto arquitetônico facilmente, futuramente.

LTPADI
Um exemplo de desenho com a representação das 3 vistas ortogonais, baseando-se na perspectiva isométrica.

♦ FEVADI | Formas e expressões visuais aplicadas ao Design de Interiores

Já FEVADI é uma disciplina na qual aprendemos sobre gradação de intensidade e valor, treinamos nosso desenho à mão livre, a simetria, desenho cego, escala tonal, técnica de luz e sombra, entre outros. É uma disciplina com menos técnica mas mais aperfeiçoamento do desenho à mão livre.

Aqui, fizemos a um vaso aplicando conceitos de luz e sombra e uma escala tonal.
Aqui, fizemos a um vaso aplicando conceitos de luz e sombra e uma escala tonal.

♦ FCPDI | Fundamentos da composição no projeto de Design de Interiores

FCPDI nos ensina, basicamente, sobre as cores, até o momento. Aprendemos sobre as cores primárias até as terciárias, aprendendo a realizar misturas, aprendemos sobre cor luz e cor pigmento, gradação, usando guache e lápis de cor.

Aqui, as cores luz, pigmento, primaria, secundária e terciária.
Aqui, as cores luz, pigmento, primaria, secundária e terciária.

♦ EAV | Evolução das artes visuais 

EAV, além de estudar sobre toda a história da arte, sob diversos aspectos como arquitetura, pintura, escultura, também fazemos trabalhos baseados nessas artes, como iluminura, vaso grego…

Essa é uma iluminura que eu estou fazendo, usando a letra e.
Essa é uma iluminura que eu estou fazendo, usando a letra e.

♦ RLA | Representação da linguagem arquitetônica 

RLA apresenta normas da ABNT, definindo espessuras de linhas, tipos de linhas, escalas, que são válidas para toda representação gráfica. Aprendemos sobre plantas baixas, cortes, elevações, símbolos gráficos… Assuntos relacionados ao projeto arquitetônico.

Aqui, uma planta baixa com os móveis distribuídos.
Aqui, uma planta baixa com os móveis distribuídos.

♦ EAMRDI | Estudo e aplicação dos materiais e revestimentos no Design de Interiores

Em EAMRD aprendemos sobre assuntos mais relacionados à Engenharia Civil, como tipos de pisos, maneiras de se assentar, tipos de pedras, argamassa, revestimentos de paredes, tetos e muros, de pisos… Sendo mais uma aula teórica.

♦ Laboratório de Informática

Já Laboratório de informática se concentra mais no AutoCad, nos ensinando a usá-lo a nosso favor num projeto arquitetônico. Estamos ainda aprendendo a base do programa, como coordenadas absolutas, relativas – polar e retangular…

♦ Ergonomia

Ergonomia nos faz pensar em TUDO quando formos mobiliar uma casa, em toda a comodidade, conforto, funcionalidade de um ambiente. Mostra, entre outras coisas, qual o espaço para se transitar, qual as medidas para se acomodar em determinado ambiente.

Essas são plantas baixas com todas as medidas segundo aspectos da Ergonomia.
Essas são plantas baixas com todas as medidas segundo aspectos da Ergonomia.

Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre as matérias que eu tenho! Ainda estou no 3° mês então não há muito o que falar, mas vou atualizando aqui conforme for passando pelos semestres. Ah, lembrando que cada curso possui suas variações, dependendo de diversos fatores, então, pesquise bem no lugar onde você quer fazer para saber mais.

Um beijo,

Uma Apaixonada por Arquitetura ❤

33

Deixe um comentário

