Decorando sua sala – Dicas para criar um ambiente harmonioso e bonito

A sala, em muitos casos, é o cartão de visita de uma casa. Pensando nisso, acredito que investir numa bela e personalizada decoração nesse ambiente é uma tacada de mestre para quem quer valorizar seu imóvel.

Hoje, selecionei algumas dicas e estilos para inspirar vocês a decorarem e mobiliarem esse ambiente da melhor e mais harmoniosa maneira possível.

Como selecionei várias dicas e muitas imagens, dividi esse assunto em dois posts, para facilitar para vocês, ok?

Para começar, escolher e definir um estilo para ser usado na predominante parte da sua decoração é algo essencial.

Estilo Vintage SalaO estilo vintage é um dos estilos que mais gosto, pois tem bastante personalidade, e me identifico bastante com ele. O uso de cores claras e tons pastéis, estilo meigo, uso de poás são parte das características desse estilo.

Nessa primeira foto, podemos observar claramente que todos os tons, apesar de ter alguns mais escuros para não deixar a claridade muito exagerada, são pasteis e de cores claras, rosadas e amarronzadas. Além disso, há elementos chaves como o espelho com uma moldura no mesmo estilo e a decoração com elementos fofos como guarda-chuvas, flores, velas e luzinhas.

007

Já nesse outro ambiente, podemos encontrar além do espelhos e da predominância de cores claras, o uso de quadros dentro da mesma paleta de cores, uso de elementos como livros e um baú antigo para acrescentar aquele clima retrô no ambiente.

010

E nesse próximo ambiente, podemos perceber o uso de um simples porém indispensável lustre, com nichos para dispor os itens de decoração, além do uso de uma estampa colorida e florida. Nesse caso, podemos perceber que se encaixaria mais para a decoração de um quarto, mas acredito também se adequar para uma sala com pequenas adaptações. O que acham?

013

Além dos espelhos em molduras, podemos apostar em espelhos nos móveis também, para dar um ar mais moderno e elegante ao ambiente, além de dar mais amplitude ao ambiente.

Espelhos Sala

Nesse ambiente, usa-se espelho convencional nas paredes, mas também podemos encontrá-lo ao lado do painel da televisão e próximo à mesa de centro. Dão uma sensação de mais espaço além de ser um item coringa para deixar o ambiente mais personalizado.

003

Nessa imagem, o espelho também é usado na mesa de centro garantindo mais sofisticação a sala, que apesar de menor, entrou em harmonia com essa composição.

033

Aqui, os espelhos são bastante usados e, com certeza, dão uma sensação de mais espaço, além de valorizar muito o ambiente.

040

Nas salas, o uso de cores claras também é uma boa pedida, já que deixa o ambiente mais calmo, harmonioso e com uma boa iluminação. Só tomem cuidado para não deixarem o ambiente extremamente claro, causando um desconforto visual.

Cores Claras Sala

Nesse primeiro modelo, apesar de termos bastante branco, o uso da madeira, quebra bastante a monotonia do branco, além do uso de itens de decoração coloridos. A persiana controlando a entrada de luz também ajuda a deixar o ambiente iluminado na medida certa.

017

Nessa sala, o uso da madeira clara deu um charme todo especial no ambiente e o controle da luz está perfeito.

022

Já aqui, usou-se branco em todos os móveis, mas o cinza no papel de parede contrastou com o branco e garantiu um jogo legal de cores. Já o preto da mesa de centro também quebrou a claridade que poderia ficar excessiva se usasse apenas o branco.

024

Já esse ambiente, eleito por mim um dos mais belos, usou muito bem as cores com um jogo maravilhoso de contraste, garantindo harmonia usando desde o branco e colorido ao preto. Na paleta de cores predominou o magenta, preto e branco.

026

E nesse último ambiente podemos perceber que o bege predominou e manteve o ambiente confortável, mesmo com o uso de tons pastéis apenas.

031

Mas, como não é só cores claras que compõem um ótimo ambiente, quero apresentar para vocês também algumas dicas para usar cores mais escuras mas sem deixar o ambiente com pouca luminosidade.

Preto decor

Nesse primeiro ambiente, o uso de cores mais escuras no painel e em alguns detalhes se equilibra com a madeira mais claras das prateleiras e nichos além do sofá e parte predominante da parede serem claros.

001

Já nesse ambiente, podemos observar que o preto pode ser usado em grande parte da decoração e móveis, mas a parede branca, o chão mais claro e o sofá cinza claro são mais leveza ao ambiente. A única coisa que pecou-se ao decorar esse ambiente foi não ter um controle da luz direta com o uso de persianas ou cortinas.

005

Aqui, mesmo com grande parte da sala em cores mais escuras, o uso de uma boa iluminação e de um bom aproveitamento da luz natural, garantiu uma boa harmonia.

009

E para finalizar, aqui teve uma harmonia entre o preto da adega, com a madeira do painel e do piso, além do espelho e da pia clara.

014

TODAS AS IMAGENS TÊM COMO FONTE: https://www.pinterest.com/

Bom, por hoje é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e se inspirado para começar a decorar a sua sala, para valorizar ainda mais o ambiente que é o cartão de visita da sua casa. No próximo post vou falar sobre móveis para sala, aguardem!

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s