[Organizando Sua Vida – Parte IX] Organização de arquivo virtual

Acho que é de consenso quase que geral que organizar e manter organizado todos os arquivos e dados no computador ou notebook é uma das maiores dificuldades de quem usa bastante essas ferramentas. Então, no post de hoje, eu vou contar pra vocês sobre um pouco que eu sei sobre organizar seus arquivos eletrônicos, vem comigo!

Org. Virtual

Bom, claro que, antes de organizar os arquivos, é preciso selecionar o que deve ser guardado e o que deve ser descartado, de maneira que fique apenas o essencial – para evitar uma espécie de “entulho virtual”.

No caso de imagens, a segunda coisa a se fazer é criar pastas com as datas dos anos que você sabe que tem fotos. Assim:

1º passo

Feito isso, você deve pode criar pastas com os meses do ano que você possui fotos, para facilitar na hora de se localizar. Assim:

2º passo

E por fim, coloca as fotos segundo as datas comemorativas, eventos ou épocas especiais que ocorreram em determinado dia, colocando no formato, por exemplo: dia mês ano – nome do evento.

E assim, as fotos ficam organizadas segundo a data específica dela e as datas especiais que você pode facilmente encontrar, já que estará especificada no nome da pasta onde todas as fotos referentes a esse dia foram armazenadas.

Agora, em relação aos documentos, após descartar os desnecessários, organize primeiro segundo áreas da sua vida. Por exemplo:

3º passo

Depois de criar as pastas necessárias, especifique cada vez mais o que você vai colocar em cada pasta. Por exemplo, na pasta “Estudos”, você pode especificar assim:

4º passo

E por fim, coloca as pastas e os documentos dentro do seu local correspondente. No meu caso, por exemplo, precisei criar mais pastas em “Vestibular”, assim:

5º passo

E agora é só colocar todos os arquivos nas suas respectivas pastas.

Apesar de parecer ter muita pasta e muitos caminhos para se chegar num destino, isso é mais prático já que você vai saber exatamente para onde está indo, facilitando a busca de seus materiais e documentos.

Quanto às músicas e aos vídeos, você faz o mesmo modelo de organização, sendo que nas músicas você pode organizar por cantor, ou da forma que preferir. No meu caso não tenho muitas músicas no meu computador, porque prefiro ouvir playlists online, então, esse passo fica mais a seu critério.

Já os vídeos, podem seguir o mesmo modelo das fotos, sendo organizados por dias, e se eles se encaixarem melhor nos documentos ou imagens, colocá-los juntos com o resto dos arquivos do mesmo contexto facilita na hora da busca.

Bom, é isso, pessoal! Eu espero que tenha ajudado vocês a se organizarem nesse caos que muitas vezes são os nossos arquivos, mas no fim dá tudo certo! E vocês? Têm alguma dica pra dar?

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s