[Organizando Sua Vida – Parte VIII] Como organizo meus estudos

Como eu já havia falado com vocês, eu comecei esse ano a estudar sozinha, já que não ia conseguir conciliar o cursinho com os meus novos horários. Então, para conseguir ter um bom desempenho ao longo do ano, fui obrigada a me organizar melhor e ter MUITA disciplina, para eu conseguir cumprir o que planejei.

Isso fez com que eu criasse artifícios para que eu pudesse aprimorar e facilitar a minha organização nos estudos e gostaria de apresentar para vocês a minha maneira de organizar os estudos.

cats

Primeiramente, antes de organizar os horários, selecionei todas as disciplinas pedidas no vestibular que eu vou prestar.

Depois de saber o que eu preciso estudar, tive que organizar quando eu ia estudar cada matéria. Isso é importante pois mesclei disciplinas de diferentes áreas – humanas, exatas, biológicas – em cada dia, para que não ficasse um estudo muito maçante.

Então, fiz meu cronograma com as matérias que eu preciso estudar em cada dia da semana, exceto no domingo.

 

Além disso, como o meu material de estudo é organizado segundo aulas, eu vi quantas aulas cada matéria tinha e dividi essas aulas ao longo das semanas do ano. Dessa maneira:

O ano de 2015 terá 29 semanas, considerando desde o dia 16 de fevereiro até o dia 3 de outubro, retirando os dias de férias, em Julho. Então, eu devo distribuir as aulas nessas semanas para que eu consiga chegar no mês de outubro (nas minhas contas, no dia 3 de outubro) com todas as matérias e aulas concluídas, certo? Isso para que eu consiga fazer exercícios de revisão antes dos vestibulares que eu irei prestar.

Então, como eu tenho 29 aulas em algumas matérias, 58 em outras e 87 nas demais, eu vou precisar, por semana, fazer 1, 2 e 3 aulas, respectivamente. Entenderam? O mesmo vale para capítulos. Conte quantos capítulos você tem, distribua em 29 semanas e conseguirá manter um controle no seu cronograma.

Eu gostei bastante de me organizar dessa maneira porque será mais fácil me focar em quantas aulas eu fiz e não quantas horas eu passei estudando, tendo um foco maior na qualidade e não na quantidade.

Além das matérias que sempre caem nos vestibulares, dadas em cursinhos e ensino médio, eu reservei momentos em que eu pudesse:

  • Resolver vestibulares passados das instituições que eu pretendo prestar;
  • Rever a matéria estudada na semana, fazendo rápidos esquemas para relembrar os pontos principais;
  • Ler sobre atualidades, em jornais, revistas, entre outros.

E eu preciso ainda, num período de tempo maior:

  • Estudar um gênero de textual e fazer 2 redações baseados nesse estudo;
  • Ler um livro e estudar sua análise.

Simplicar

E quanto ao meu estudo, propriamente dito, eu organizo e controlo quais aulas, capítulos ou páginas eu já fiz, através desse modelo no qual eu consigo controlar a leitura, resumo e resolução de exercícios.

Para saber mais sobre a minha forma de estudo, dê uma olhada nesse post aqui no qual eu conto tudo explicadinho e aqui onde eu complemento e atualizo o primeiro post.

Todos esses arquivos estão disponíveis para vocês baixarem grátis!

Para baixar a lista de disciplinas, clique aqui.

Para baixar a organização semanal de estudo, clique aqui.

Para baixar o esquema de organização, clique aqui.

Para baixar o controle do estudo, clique aqui.

Bom, é isso! Estou tentando me organizar melhor para conseguir ter disciplina e alcançar minha meta, mesmo estando fora de uma escola ou cursinho. O que acharam?
E vocês? Como se organizam na hora de estudar? Estão estudando para vestibular também? Para concurso? Deixem aqui nos comentários que vou amar saber!

Um beijo,

Uma Apaixonada Por Arquitetura ❤

2 comentários em “[Organizando Sua Vida – Parte VIII] Como organizo meus estudos

  1. Olha está de parabéns, adorei o modo organizadíssimo que você fez para estudar. Estou seguindo o seu conselho, e estou me organizando hoje para começar essa nova rotina na minha vida que prestar o vestibular esse ano. Só tenho a agradecer a você, pelo ótimo trabalho que você fez !! Aquele abraço 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

