Sobre os estudos…

Quando sua realidade é estudar sozinha para o vestibular e rever todo o conteúdo de maneira independente, é necessário desenvolver algumas áreas que estudando de maneira guiada não exige tanto. Por isso, vou dar algumas dicas que valem tanto para quem vai estudar sozinha, quanto para quem está na escola ou no cursinho.

Estudos

♥ Gerencie seu tempo 

De nada adianta saber toda a matéria se não é capaz de resolver uma série de 90 exercícios em 4 horas, ou o tempo de acordo com a universidade que te interessa. Parece muito tempo, mas no meu caso, o fato de eu não conseguir conciliar quantidade de tempo e de exercícios foi um dos motivos pelos quais eu não consegui passar.

Além disso, tão importante quanto a agilidade na resolução de exercícios, é o tempo que você passa estudando e a qualidade desse período. Você pode passar 7 horas estudando e acabar não obtendo êxito, ou então estudar por 4 com total concentração e conseguir um bom resultado. O importante é alcançar um equilíbrio entre um tempo suficiente com total concentração.

♥ Estude sempre, mesmo que pouco

Outro fator que considero bastante importante é estudar sempre. Se você tem aulas, estude a matéria que aprendeu naquele dia; se não, a matéria que planejou estudar naquele dia. O método que uso para estudar é resolver exercícios e fazer resumos com as palavras chave num esquema que fique fácil visualizar e lembrar a matéria quando for revisar.

♥ Concentre-se

Um método para conseguir a tão necessária concentração que também me ajudou muito (pena que descobri no final) é o pomodoro, um método que você estuda ou trabalha, se concentrando durante 25 minutos, e descansa por 5, realizando esse ciclo durante 3 ou 4 vezes, parando então por 15 minutos. Desligar aparelhos eletrônicos e ficar em um lugar organizado e silencioso também contribuem para produtivas horas de estudo.

♥ Se está na aula, participe delas

Não faz sentido você querer aprender a matéria sozinho se você tem à sua disposições diversos professores para facilitar pra você, não é? Então aproveite todas as dicas e apoio que eles podem te dar, pergunte e não tenha vergonha de absorver o melhor que eles têm a oferecer.

♥ Seja feliz hoje

E por último, mas não menos importante: seja feliz. Não adianta você se matar de estudar e não ter tempo para se cuidar, para curtir alguns dias no mês, se divertir e aproveitar aqueles momentos que nada no mundo pode pagar. Vale a pena lembrar que não devemos deixar de lado nossos hobbies e nossos domingos de descanso.

 

Bom, por hoje é isso, pessoal! Me digam o que acharam e compartilhem conosco suas experiências.

Um beijo,

Uma apaixonada por arquitetura ❤

Anúncios

Um comentário em “Sobre os estudos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s