“Temos nosso próprio tempo”…

Eu sou uma estudante “nos 45 do segundo tempo”, pois estou no terceirão, e junto com esse ano, vieram dúvidas, inseguranças, desequilíbrios, até meio que constantes… Sabem por quê? Porque eu ainda não sinto que sei qual profissão seguir, e não tenho vergonha de não saber o que eu quero para o meu futuro.

Fonte: organizesuavida.com.br
Fonte: organizesuavida.com.br

É claro que eu posso ir empurrando isso com a barriga e escolher um curso que se enquadre mais ou menos nas minhas expectativas de vida (aos 17 anos…) Mas isso me tiraria a incrível experiência de me descobrir melhor, de abrir meus horizontes, e me distanciar da escola, com suas regras, seu pensamento retrógrado e sua pressão.

Não, eu não concordo com a pressão exercida pela escola, ao agir como se todos os alunos tivessem o mesmo tempo, a mesma facilidade e as mesmas expectativas de vida. Isso gera uma sensação de impotência quando você não é aquele aluno que se destaca no meio de multidões, e isso abala totalmente o emocional daquele que gostaria de “vencer”.

Acredito que as pessoas tenham visões de mundo diferentes, e que a escola não deveria induzir a um só pensamento: “Ei, se você não estudar, passar no vestibular, de preferência de primeira, depois fazer um curso que você escolheu quando nem seus hormônios estiverem se estabilizado ainda, você vai ser um perdido na vida, não vai alcançar seus sonhos, não vai entrar no mundo onde as pessoas estão atarefadas demais para viver.”

E será que eu concordo com isso? Acho que não. Tenho pensado muito sobre esse assunto e cada vez mais eu me convenço de que esse caminho, não é o melhor para todos. A verdade é que “temos o nosso próprio tempo” e respeitar isso, mesmo com os tais julgamentos e decepções pelos que te cercam, momentaneamente, é melhor do que mergulhar de cabeça em incertezas e fazer delas o plano de fundo da sua vida.

Um beijo,

Letícia ❀

 

Deixe um comentário

