Não está rendendo? Corra ler as dicas!

Muitas pessoas (assim como eu) têm dificuldades em estudar e não têm um bom rendimento durante o tempo que têm disponível. Por isso, esse post está recheado de dicas para melhorar o desempenho nos estudos e obter um bom resultado nos vestibulares e até mesmo concursos.

livros

Faça simulados

Fazer muitos e muitos simulados, seja eles com testes ou questões dissertativas. O importante é fazer vários para fixar na memória o conteúdo e entender aqueles que você errou.

Estude muito ou pouco, mas estude

Estudar sempre, não deixando para estudar durante horas às vésperas da prova. Isso também inclui estudar a matéria do dia, para memorizá-la melhor.

Se pergunte sobre a matéria

Criar perguntar para que você possa responder depois. Mas é necessário ter um bom domínio do conteúdo para fazer perguntas mais complexas e conseguir fixar melhor a matéria.

Explique a matéria a você mesmo

Explicar a matéria para si mesmo, em voz alta. Isso é eficaz apenas se você entendeu a matéria e vai conseguir explicar tudo com suas palavras, não apenas repetindo o que leu.

Reveja sempre os conteúdos

Estudar revendo os conteúdos anteriores ao do momento sobre a matéria, numa espécie de rememorando, também é bastante importante para forçar a memória a longo prazo.

Resuma em palavras-chave

Fazer um resumo, porém, como quase sempre o conteúdo é bastante extenso, é necessário escrever apenas as ideias principais, o que é um problema quando o aluno não consegue abstrair o que há de mais importante.

Grife o essencial

Grifar as palavras e conceitos chaves, porém, sem excessos, pois pode piorar o seu entendimento.

Faça frases mnemônicas

Frases mnemônicas não são tão eficientes a longo prazo quanto os métodos anteriores além de serem bem limitadas, mas se te ajuda e funciona, continue!

Leia sempre

Fazer a releitura dos textos após 2 a 4 dias da primeira leitura pode ser eficaz, mas não tanto quanto os anteriores.


Bom, é isso pessoal! Essas dicas eu extraí do site Guia do Estudante, e selecionei as informações mais importantes para que vocês possam, com uma leitura rápida, encontrar o que estão errando e o que pode te ajudar.

Essa pesquisa realizada por um grupo de psicólogos nos Estados Unidos revela ainda que as dicas 1 e 2 são as mais eficientes, as 3, 4 e 5 são as de média eficiência e as últimas são de baixa eficiência. Porém, veja os métodos que mais te trazem eficiência e siga com esses.

Um beijo,

Letícia ❀

Anúncios

Um comentário em “Não está rendendo? Corra ler as dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s