Como aliviar a pressão dos Vestibulares

Tomar uma decisão em relação com o curso que considere o ideal, é uma tarefa difícil e requer muita reflexão para a maioria das pessoas, mas existem caminhos que podem ser tomados para que essa missão tenha um certo guia para começar a ver as coisas com mais clareza.

1ª Dica: Coloque no papel.

Escrever o nome de todos os cursos que você tem interesse já é um bom começo, mesmo que sua lista fique enorme! Sinalizar os cursos com os quais você mais se identificou também pode ajudar a visualizar o que você mais deseja fazer.

2ª Dica: Veja qual o enfoque do curso.

Buscar a grade de matérias durante todo o curso e pesquisar sobre cada matéria pode ajudar a eliminar aqueles que possuem a maior quantidade de matérias que não lhe interessa ou a menor quantidade de matérias que você gostaria muito de ter!

3ª Dica: Procure ajuda especializada.

Realizar testes vocacionais com profissionais da área também pode ser uma grande ajuda, porém, cuidado! Você deve levar o resultado em consideração, mas não é uma verdade absoluta.

4ª Dica: Deixe de lado os possíveis preconceitos.

Se desvincilhar de todos os preconceitos existentes sobre os cursos que você quer fazer também é um grande passo, já que haverá mais abertura para você escolher o que te faz feliz!

5ª Dica: Pesquise sobre o mercado de trabalho.

Pesquisar sobre o mercado, os campos de trabalho e as oportunidades também é um meio de clarear a sua visão sobre a aceitação da profissão que você pretende. Porém, não se esqueça de que quem precisa aproveitar as oportunidades de trabalho/estudo e quem constrói e busca seu mercado é você! Ter um mercado abrangente e propício ajuda, porém sem a sua busca pelos projetos, não há garantia de contratação.

E por fim, escolha aquilo que te faz feliz! Pois só assim você saberá que está no caminho certo! E na minha opinião, o que você definir nesse ano, não será algo definitivo! Seja aberto a todas as possibilidades!

Um beijo,

Letícia ❀

(Atualizada: 12/12/2016)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s